Imagens do século XX

A revista TRIP publicou na sua página na internet uma pauta interessante: “Vinte fotos para cem anos – Uma coleção de imagens que retrataram e mudaram a maneira de ver o século XX”.  Vale a pena ver. Publico 5 imagens.  Se quiser ver as demais ao final publico o link.

Triangle Shirtwaist Company Fire [1911] – O incêndio que aconteceu na tecelagem Triangle matou 146 mulheres que trabalhavam na fábrica no dia 25 de março de 1911. A tragédia só matou tanta gente por que as portas do galpão ficavam trancadas por fora, para impedir que as trabalhadores deixasses seus postos ou roubassem a mercadoria. O incêndio e sua cobertura na imprensa deram uma grande força ao movimento dos direitos trabalhistas nos EUA no início do século.

Segregated Water Fountains [1950] – Essa foto foi tirada por Eliott Erwin na Carolina do Norte em 1950 e marca um período político dos EUA batizado de Separado porém Igual, uma doutrina política que instalou a separação total de brancos e negros nos estados do Sul à partir de 1890. A foto mostra bem que a segregação não tinha nada de igualitária, principal fator usado pelo movimento de direitos civis para revogar as leis de segregação, que só caíram em âmbito federal nos EUA em 1964.

Albert Einstein [1951] – O retrato do gênio da física mostrando a língua foi tirado por Arthur Sasse, um desconhecido fotógrafo que fez fama internacional graças ao clique perfeito. Einstein gostou tanto da foto que no mesmo ano enviou o retrato para vários amigos como uma espécie de cartão. No fim dos anos 90, o original da imagem foi leiloado por mais de US$ 72 mil, tornando-se o mais caro retrato de Einsten já vendido.

Afghan Girl [1984] – Na mais famosa capa da National Geographic de todos os tempos está retratada Sharbat Gula, na época com 12 anos, clicada por Steve McCurry em uma reportagem da revista que registrava a ocupação soviética no Afeganistão. A identidade da menina, entretanto, só foi revelada em 2002, quando uma equipe do National Geographic voltou ao Afeganistão e conseguiu localizar  Gula para mais uma matéria de capa da revista.

Tiananmen Square [1989] - Até hoje, não se conhece a identidade do herói da mais emblemática foto dos protestos chineses de 1989 que chegou a ser publicada. O jovem parou por alguns minutos diante de uma fila de tanques que combatiam os manifestantes no local e, até hoje ninguém sabe direito porquê, não foi simplesmente atropelado pelo motorista do veículo. Tudo aconteceu muito rápido, mas o clique eternizou o momento e tornou esse ilustre desconhecido um símbolo da resistância aos regimes ditatoriais.

* * *

Quer ver todas as fotos? Clique aqui.

 

About these ads

Deixe um comentário

Arquivado em Mundo

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s