O significado da liberalização dos mercados agrícolas

O vídeo abaixo é um curto mais poderoso depoimento do escritor e jornalista uruguaio, Eduardo Galeano sobre a questão do arroz no Haiti.

Eduardo Galeano tem mais de 40 livros escritos. Colaborou muito com o jornal brasileiro de humor e sátira política Pasquim, no período da ditadura militar.

Ele é autor do espetacular livro “Veias Abertas da América Latina” que recentemente voltou a ser foco de comentários quando o presidente da Venezuela, Hugo Chávez presenteou o presidente dos EUA, Barack Obama durante uma cúpula de Chefes de Estados.

Em 1 minuto e 29 segundos Galeano explica que as imposições externas do Fundo Monetário Internacional sobre a política de abertura econômica do mercado Haitiano para o Arroz importado, sem proteções para os produtores locais foi devastadora.

É um exemplo prático do significado da política de liberalização econômica desenvolvida pelas instituições internacionais como o Fundo Monetário Internacional e o Banco Mundial.

Vale assistir. O vídeo está em espanhol.

http://www.youtube.com/v/1eCQMu03lfk&hl=pt_BR&fs=1

Para saber um pouco mais sobre o escritor uruguaio, recomendo a leitura da coluna “Eduardo Galeano e o Brasil” do jornalista Ivan Lessa na BBC Brasil.

Quem quiser comprar o Veias Abertada da América Latina pode procurar na FNAC ou na Livraria Cultura. Quem consegue ler na internet pode baixar a obra em PDF clicando aqui.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s