COP15

COP15 “é uma farsa” diz geógrafo Aziz Ab’Sáber

A jornalista Carolina Oms fez uma boa entrevista para a página do Terra Magazine com o professor da USP, Aziz Ab’Sáber. Nessa entrevista o professor apresenta seu ponto de vista sobre a tão falada Cúpula do Clima da ONU (COP-15) em Copenhague, Dinamarca.


Perguntado sobre as apocalípicas previsões de desertificação das florestas, o Ab’Sáber respondeu na lata:

“Mas essas observações de que o aquecimento global vai derrubar a Amazônia são terroristas! Há um aquecimento? Sim, seja ele mediano ou vagaroso, mas, quanto mais calor, a tendência, no caso da mata Atlântica e da Amazônia, é que elas cresçam e não que sejam reduzidas.”

Sobre as transformações no clima e o aquecimento global, foi ainda mais duro frente as inúmeras declarações:

“Esse ano é um ano anômalo, El Niño funcionou por causa do aquecimento do Pacífico equatorial, a umidade veio pra leste, bateu na Colômbia, lá houve problemas sérios, inundações. Aqui, essa massa de ar úmida entrou pela Amazônia e outras regiões sul-sudeste, e perturbou todo o sistema de massas de ar no Brasil. E continua, isso vem desde novembro do ano passado até hoje. Quando o pessoal diz: “Olha, está muito calor, o aquecimento!”, eles não sabem as consequências das perturbações climáticas periódicas. E aí entra o problema da periodicidade climáticas que ninguém fala! Se não falarem disso lá em Copenhague, será uma tristeza para a climatologia. A periodicidade do El Niño é de 12 em 12, 13 em 13, ou 26 em 26 anos. Então ontem, no jornal, alguém disse: “O último ano que fez tanto calor foi em 1998″. Há 11 anos, a medida do El Niño, então esse calor, essas chuvas, é um tempo diferenciado provocado pelo El Niño.”

Vale a pena ler. Desmistifica muito das bobagens que tanto tem aparecido na imprensa em geral (TV, Revistas, Jornais, Internet).

Clique aqui para ler a entrevista inteira.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s