Espanha: desemprego de 19,3%

Na Europa a crise econômica prossegue. Na Espanha desemprego bate recorde.

Fila de desempregados na Espanha

O desemprego na Espanha ultrapassou a marca dos 19% chegando a 19,3%. Isso significa 1 em cada 5 trabalhadores espanhõeis estão sem trabalho.

Segundo matéria do Valor Ecônomico, republicada pelo site do jornal O Globo diz:

“O número de trabalhadores que entraram com pedido para receber os benefícios cedidos pelo Estado a desempregados aumentou para 3,92 milhões no último mês do ano, um acréscimo de 54.657 ou 1,41%, na comparação com novembro, de acordo com o National Statistics Institute.

Este é o pior resultado desde que a pesquisa passou a ser feita, em 1997. Com isso, a taxa de desemprego na Espanha saltou para 19,3%, segundo pesquisa da European Union. Entre os jovens, esse percentual sobe para 40%. A título de comparação, em outubro, a média de desemprego na zona do euro foi de 9,8%.

Para agravar a situação, projeções do Fundo Monetário Internacional (FMI) dão conta de que o nível de desemprego irá superar os 20% em 2010.

Além disso, o governo espanhol trabalha com a perspectiva de continuidade desse movimento durante todo o ano, com o mercado imobiliário protagonizando um excesso de no mínimo 1 milhão de moradias não-vendidas e alta da dívida das famílias referente a hipotecas.”

Clique aqui para ler matéria completa.

Essa realidade é terrível. A expansão do desemprego se combina diretamente com uma profunda desagregação social (violência, drogas, sucídios…).

O movimento sindical e popular tem se oposto com propostas profundas como a exigência ao governo do Luiz Zapatero, do Partido Operário Socialista Espanhol (PSOE) para que proíba as demissões.

O impacto da crise na Europa segue demonstrando que a crise está longe de ter passado em nosso planeta.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s