Origens da escrita

Escrita cuneiforme

Começar as aulas no cursinho obriga o professor a pensar no seguinte: por onde começar?

Na primeira aula decidi que é preciso partir da linha do tempo. Ok, ok… Muita gente discorda deste método. Mas ele é útil… Pois permite que sejam apresentados fatos de modo sistemático para o estudante pré-vestibular entender a evolução da história humana.

A história começou antes da escrita. Mas a escrita é quem fez a história ser o que ela é.

Vários pesquisadores definem que a escrita é um dos principais marcos na história humana, pois foi o primeiro grande suporte para a aplicação de uma metodologia de registro da atividade prática e do conhecimento da humidade.

E História, desde de Heródoto é antes de tudo um retorno aos registros da atividade humana.

A escritá suméria é o primeiro passo da humanidade na longa caminhada da escrita.

Tablete de barro com escrita cuneiforme.

Eles desenvolveram uma escrita pictográfica, ou seja, originada de desenhos da realidade que são interpretados pelo leitor.

Com o passar do tempo os desenhos vão se simplificando até se transpormarem em caractéres.

É uma evolução da pintura rupestre (aquela dos nossos antepaçados que habitavam cavernas) para uma forma móvel e transportável: o tablete de barro.

Tá certo, você leitor vai se perguntar: mas o tablhe de barro pesa muito e se escreve pouco. É verdade. Mas é muito melhor do que depender de paredes das cavernas!

O termo Cuneiforme significa escrita feita com cunha, ou seja, objeto perfurantes utilizado para desenhar no barrro. Concretamente, escrever nessa época era esculpir o barro. Sua principal função foi ser um instrumento de registro do poder estatal de então. A Wikipédia explica bem isso em seu esboço de verbete:

Inventada pelo sumérios para registrar a língua suméria, a escrita cuneiforme foi adotada subsequentemente pelos acadianos, babilônicos, elamitas, hititas e assírios e adaptada para escrever em seus próprios idiomas; foi extensamente usada na Mesopotâmia durante aproximadamente 3 mil anos, apesar da natureza silábica do manuscrito (como foi estabelecido pelos sumérios) não ser intuitiva aos falantes de idiomas semíticos. (…) A sua invenção ficou a dever-se às necessidades de administração dos palácios e dos templos (cobrança de impostos, registro de cabeças de gado, medidas de cereal, etc.). Fez nascer a escola, o livro, a literatura e os códigos de leis.Esboço de verbete escrita Cuneiforme da Wikipédia

Muito interessante é a evolução dessa escrita.

Veja a tabela comparativa que compara a evolução da escrita cuneiforme em vários momentos das civilizações que se estabeleceram na Mesopotâmia:


Agora vocês já possuem uma idéia sobre a origem da escrita.

O próximo post, publico o Ano Cósmico do Carl Sagan!

Anúncios

Um pensamento sobre “Origens da escrita

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s