Espaço e História


SPUTNIK I – A conquista do espaço! Um dia na história humana!

Imagem da Sputnik

O dia 4 de outubro é um dia importante. Faz exatos 53 anos que a humanidade levava aos céus o seu primeiro satélite artificial.

A façanha realizada pelo programa espacila da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas é um marco importante. A Sputnik I (que traduzido significa Satélite I) foi chegou ao Céu e soltou seu “Beep!”.

A conquista do espaço permitiu o desenvolvimento de muitas tecnologias e uma expansão importante das telecomunicações.

Quer saber mais sobre o projeto Sputnik? Um belo verbete na na Wikipédia clicando aqui!

Quer escutar o “Beep!” da Sputnik? Clique aqui e aperte o botão de player!

Foguete espacial que levou Sputnik I ao espaço!

Quer saber mais sobre o programa espacial Soviético? Clique aqui!

* * *

Uma das primeiras lembranças sobre a Sputnik que eu tenho é do filme brasileiro “O Homem da Sputinik” produzido nos estúdios cinematográficos. É uma hilária  comédia sobre a “guerra-fria”. Fazendo uma contundente crítica ao imperialismo norte-americano. Para muitos críticos é dos melhores filmes produzido pela Atlântida.  No filme você pode assistir atuação do gênio Oscarito, também temos a exuberância da novata Norma Bengel e Jô Soares em seu primeiro papel no cinema, entre tantos outros bons atores.

Anastácio Fortuna (Oscarito) com a Sputnik,
após a queda do satélite sobre seu galinheiro

Veja aqui um trecho do filme:

http://www.youtube.com/v/VQXxXxHAe0Q?fs=1&hl=pt_BR&color1=0x3a3a3a&color2=0x999999


Sobre o filme O HOMEM DA SPUTNIK
1959 – 98 minutos – Direção: Carlos Manga – Roteiro: Cajado Filho

Mas o que você faria, se numa noite de tempestade um estranho objeto parecido com o famoso Sputnik caísse no quintal matando algumas galinhas de estimação?

Talvez, o mesmo que o simplório Anastácio Fortuna (Oscarito), que tentando negociar o suposto Sputnik para recuperar o prejuízo, mete-se numa encrenca daquelas. O fato repercute chamando a atenção de espiões internacionais, que passam a buscar desesperadamente o tal Sputnik, transformando a vida do pacato Anastácio num tremendo caos.

Comédia sobre os absurdos da “guerra fria”, O Homem do Sputnik é uma divertida gozação a qualquer tipo de imperialismo.

Nada escapa ao humor debochado do filme: o sotaque e o comportamento caricatural dos soviéticos escondendo garrafas de bebida dentro da mesa; os bobocas espiões norte-americanos, entre eles Jô Soares, estreando no cinema, estalando os dedos e mascando chicletes.

Isso sem falar nos franceses, com seus perfumes e seu modelo sedutor de exportação, Brigite Bardot, aqui numa imitação memorável feita pela exuberante Norma Benguell. Enviada pelos franceses para tomar o Sputnik de Anastácio, ela dá um show de talento e sedução, cantando para ele de maiô e meias de renda, numa cena que se tornou clássica na comédia brasileira.

E todos correm atrás do Sputnik. Mas pra que tanta confusão? Será que o Sputnik é mesmo o Sputnik? Só tem um jeito de saber… Assistindo o vídeo, ora!

Elenco: Oscarito, Zezé Macedo, Cyll Farney, Jô Soares, Norma Benguell, Neide Aparecida, Hamilton Ferreira, Heloisa Helena, Alberto Peres, Cesar Viola, Grijó Sobrinho, Abel Pera, Fregolente, Labanca.

Fonte: Arquivo Atlântida

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s