Charge causa demissão de cartunista no Paraná – Qual sua opinião?

Uma charge causou grande polêmica. O jornalista foi demitido.
Eu fiquei indignado originalmente. Por isso refaço o post, pois alguns amigos conversaram comigo levantando argumentos de vários tipos. Mas o que me convenceu foi o de um amigo negro que disse que falar de Obama e colocar um macaco, a primeira vista, sempre vai parecer racismo.
Há interpretações diferentes sobre a questão. Ainda acho que o macaco da charge é o povo brasileiro dando uma “banana” para o Obama.
Qual sua opinião? Comenta na seção de comentários!

Charge causa demissão de cartunista no Paraná

Por Paulo Ramos

  • Desenho foi publicado sábado no jornal virtual “Paraná On-Line”
  • Charge de Solda repercutiu na internet como sendo racista
  • Cartunista diz que intenção foi mostrar brasileiros dando “banana” a EUA

Charge de Solda. Crédito: desenho cedido pelo autor

O cartunista Solda foi chamado pela redação do “Paraná On-Line”, no início da semana, para uma conversa. Soube, então, que havia sido demitido do site, onde atuava desde 2005.

O motivo foi a má repercussão de uma charge sua, publicada no último sábado, dia 19. A arte fazia alusão à visita ao Brasil do presidente norte-americano Barack Obama.

O desenho mostrava um macaco dando uma “banana”. Uma legenda trazia a frase “Almoço para Obama terá baião de dois, picanha, sorvete de graviola e banana, muita banana!”.

O trabalho repercutiu na rede. O maior eco se deu após ser reproduzido no domingo no blog do jornalista Paulo Henrique Amorim, que viu no trabalho um conteúdo racista.

***

Até as 17h desta quinta-feira, havia 192 comentários na postagem de Amorim sobre o assunto. Parte delas defendia o cartunista. Outra enxergava ali teor racista.

A associação feita foi a de que o macaco representaria o presidente norte-americano, algo que já ocorreu nos Estados Unidos durante a campanha eleitoral dele.

“Jamais imaginei isso”, diz Luis Solda, por telefone. “Jamais faria isso com um chefe de estado ou com um irmão meu. Aí é racismo mesmo. O macaco é o povo brasileiro.”

O desenhista diz que o alvo eram os Estados Unidos. “O brasileiro dando uma ´banana´para os americanos que sempre consideram os sul-americanos o quintal da casa deles.”

***

“A repercusão me causou espanto. Sou um sujeito pacato, modesto, não saio de casa e jamais imaginei que uma charge minha serviria para esse rebuliço todo.”

A charge foi retirada do arquivo virtual do jornal on-line. Na conversa sobre sua demissão, Solda diz ter ouvido do site que diversas entidades de negros estavam processando o jornal.

“O jornal tirou o deles da reta e eu fui mandado embora”, diz o desenhista de 58 anos, vencedor por três vezes no Salão Internacional de Humor de Piracicaba na categoria charge.

Nas leitura dele, “estão ateando fogo aos chargistas”. A frase faz referência a outra charge que causou polêmica na semana passada, publicada na “Folha de S.Paulo”.

***

O jornal paulista veiculou uma charge sobre o tsunami que devastou parte do Japão. O desenho, de João Montanaro, recuperava uma pintura antiga e dava nova leitura a ela.

A arte de Montanaro foi interpretada por alguns leitores do jornal como um ato de mau gosto, como sendo uma piada sobre a tragédia. Muitos cartunistas defenderam o desenho.

O assunto foi, inclusive, tema da ombudsman da Folha, Susana Singer, na coluna do último fim de semana.

“Há uma intolerância contra os chargistas. Não dúvida”, diz Solda.

***

Outro lado. Rafael Tavares, diretor-executivo do grupo Paulo Pimental, que administra o “Paraná On-Line”, entende que houve um erro na veiculação da charge de Solda.

“Acho que não deveria ter sido publicada”, disse no fim da tarde, por telefone. “Acho que ela permite a interpretação [feita] pelos outros e também a que Solda fez.”

Tavares diz que, após ver o desenho, pediu que a arte fosse retirada do ar. O jornalista entende, no entanto, que a maior repercussão se deu fora do site.

Ele diz ter recebido nesta quinta-feira um manifesto contra a charge assinado por cinco entidades ligadas a grupos de defesa dos direitos dos negros.

Fonte: http://blogdosquadrinhos.blog.uol.com.br/

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s