11 mil candidatos do Sisu mudaram de Estado para estudar em 2011

Imteressante matéria apresentando os dados do SISU referentes ao deslocamento dos estudantes aprovados nas universidades federais com o ENEM.

Este ano, 11.432 jovens brasileiros deixaram casa, cidade e Estado onde viviam para estudar em instituições públicas de ensino superior que utilizaram o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) nas matrículas. Eles representam 15% do total de 76.712 alunos matriculados pelo sistema que distribui vagas em instituições federais a partir das notas dos candidatos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Dados de um estudo realizado pelo MEC para entender a movimentação dos estudantes brasileiros pelo País depois do Sisu – e obtidos com exclusividade pelo iG – mostram que a taxa de jovens que trocou de Estado para estudar caiu 40% entre 2010 e 2011. Na primeira seleção feita pelo sistema, em janeiro de 2010, a proporção foi maior.

No primeiro semestre do ano passado, de cada 10 universitários que se matricularam nas vagas oferecidas pelo Sisu, quatro optaram por estudar em outros Estados. Em números absolutos, eles somaram 8.353, 25% do total de matriculados. O MEC espera que a seleção unificada estimule essa movimentação.

A possibilidade de o estudante escolher, sem sair de casa, vagas em instituições em diferentes cantos do País foi alardeada pelo Ministério da Educação e por diversos reitores como uma das maiores vantagens do Sisu. Segundo eles, a mobilidade contribui para a formação dos universitários e dá às instituições a chance de atrair talentos de outros lugares.

Leia a reportagem do IG completa clicando  “11 mil candidatos do Sisu mudaram de Estado para estudar em 2011“.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s