Londres está queimando. O mundo está queimando?

As imagens são impressionantes.

Londres em chamas. As fotos do The Guardian mostram o antes e depois (dica do Trabalho Sujo).

Lembrei do The Clash. Nada mais oraculoso que as canções do The Clash para imaginar o que se passou na cabeça desses jovens.

Na canção London Calling eles profetizavam:

“Londres chama para as cidades distantes.
Agora aquela guerra está declarada e a batalha começa.
Londres chama para o submundo.
Saia do armário todos os garotos e garotas.
Londres chama, agora não olhem pra nós.
Toda aquela falsa Beatlemania comeu poeira.
Londres chama, veja nós não oscilamos.”
Em London’s Burning produziam o hino da noite passada:
“Londres está queimando! Londres está queimando!
(…)
Agora eu estou no metrô e estou olhando para o nada
Este conduz a esse quarteirão, este conduz àquele
O vento uiva através dos quarteirões vazios procurando um repouso
Eu corro através da pedra vazia porque eu estou completamente sozinho”
O que isso signfica? É a crise sem dúvidas. A ausência de futuro alimentando a combustão daqueles que nada possuem.
É a crise econômia. É a crise da ausência de norte, da ausência de direção que possa apontar um caminho que solucione a situação.O jornalista Luiz Azenha do site Ví o Mundo traduziu um depoimento de um criminalista publicado na BBC:  “Muitas das pessoas envolvidas são de famílias de baixa renda e alto desemprego e muitos, se não a maioria, não tem um futuro legítimo. Eles sentem que podem racionalizar [suas ações] atacando grandes corporações. Sentem que estas companhias tem muito dinheiro, enquanto eles tem pouco (…)”.

É uma reação. Ou melhor, um desdobramento.  A crise econômica está a raiz dessa nova geração de explosões e manifestações. Todos lembramos da Tunísia, do Egito… Depois da Grécia, da Espanha… Agora Londres está queimando.

Na internet os jornais chamam os responsáveis de baderneiros. essas manifestações tem várias causas que não seria possível analisar aqui com o tempo que eu tenho agora. As chamas da revolta já queimaram carros na França anos atrás. Agora queimam prédios na Inglaterra. Mas não dá para chamar a revolta de algo sem sentido. Tem sentido. Pode parecer irracional a revolta das pessoas. Mas ela é uma resposta a irracionalidade da sociedade hoje cujo governos promovem guerras, a redução de direitos e a destruição de serviços públicos para a população. E a cada dia novos pacotes de ajuda para… os bancos e as bolsas de valores!

Fica evidente que a política dos governos segue sendo alimentar a causa da crise. Mais dinheiro sendo jogado no buraco da crise. Mais cortes,  menos futuro. O remédio aprofunda a doença. E um dos sintomas são as convulsões.

Mas sempre há saída. A situação na Tunísia ensina muito. Apesar desse país já estar fora do nosso noticiário.

Um jovem da Tunísia escreve um interssante depoimento sobre o que se passa lá: “Os protestos continuam. O número de desempregados não baixou. As condições de trabalho continuam as mesmas; os pobres ainda são pobres, os ricos seguem sendo ricos. Acesso à informação, a livre expressão, a se juntar aos 90 partidos políticos reconhecidos legalmente e todas as conquistas já alcançadas não convencem a juventude tunisiana que a revolução alcançou seus objetivos e que a situação mudou. Greves, ocupações dos locais de trabalho, piquetes, marchas mostram que para a juventude tunisiana, a revolução continuam.” (leia o texto completo aqui).

Voltarei ao tema pois ele é quente como as chamas de Londres.

Anúncios

2 pensamentos sobre “Londres está queimando. O mundo está queimando?

  1. bom seus comentários no blog. é claro que é um assunto que demanda mais comentários, mas já é bom vermos que nao estamos lidando com simples “baderneiros”, como se as pessoas nao tivessem o que fazer e, por puro tédio, comecacem a queimar carros e prédios.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s