Nas provas de 2012 do ENEM, a redação corrigida ficará a disposição dos estudantes

Boa notícia. Uma decisão do ministério público federal vai obrigar o MEC a dar acesso a correção das redações.

A partir de 2012, Enem terá vistas de provas

O MEC (Ministério da Educação) e o Ministério Público Federal firmaram ontem (9) um acordo que dará aos candidatos do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) acesso a suas provas corrigidas, a partir de 2012

Após muitos processos requerindo a visualização das provas de redação corrigidas, um acordo foi firmado ontem entre o MEC (Ministério da Educação) e o Ministério Público Federal.

A partir de 2012 os candidatos terão acesso às provas corrigidas.

Até hoje, as chamadas “vistas de provas” no Enem não são permitidas, a despeito de ações movidas pelo Ministério Público Federal.

A proibição vale inclusive para o Enem deste ano, que ocorrerá nos dias 22 e 23 de outubro.

Segundo o acordo, ao qual a Folha teve acesso, as vistas serão de “caráter meramente pedagógico”. Ou seja, os alunos continuarão sem poder apresentar recursos às correções.

Hoje, o que existe é o recurso de ofício, que ocorre automaticamente. Segundo esse mecanismo, quando os dois primeiros corretores da redação chegam a uma nota muito discrepante sobre o mesmo texto, um terceiro é chamado a opinar.

O acordo, previsto para durar inicialmente até 2016, não detalha como o acesso ocorrerá –se por meio eletrônico ou físico.

Mas afirma que, “na hipótese de existir qualquer dificuldade operacional ao cumprimento das obrigações”, o MEC terá dez dias “para manifestação”, antes da “adoção de qualquer medida”.

Apesar de visar pacificar judicialmente o assunto, a existência do acordo não impede que novas ações sejam movidas pelo direito de acesso a provas corrigidas já em 2011.

Há uma semana, o Tribunal Regional Federal da 1ª Região reverteu uma decisão da Justiça Federal em Brasília que determinava as “vistas”.

Fonte: Correio do Estado, 11 de agosto de 2011.

Anúncios

Um pensamento sobre “Nas provas de 2012 do ENEM, a redação corrigida ficará a disposição dos estudantes

  1. Michel,Adorei seus comente1rios, fiuqei muito feliz.Pode voltar todos os dias, ok?? Esse Blog aqui continua um Espae7o recheado de cultura e informae7e3o.Aprendo muito quando passo por aqui. Nesse compartilhar de informae7f5es, vamos crescendo.Obrigada, vc e9 um amigo querido.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s