Candidatos da Fuvest terão de levar foto 3×4 para a 2ª fase neste domingo

Via portal G1

Provas serão feitas em três dias e começam sempre às 13h.
Nota da primeira fase será usada no cálculo final.

Os 31.503 candidatos que continuam na disputa por uma das 10.952 vagas oferecidas no vestibular da Fuvest deverão levar uma foto 3×4 recente no primeiro dia da segunda fase, que começa neste domingo (8), quando serão aplicadas as provas de redação e português a partir das 13h (de Brasília).

De acordo com o manual da Fuvest, “os candidatos convocados para a segunda fase deverão entregar, no primeiro dia de exame, quando solicitada pelo fiscal da sala, uma foto 3 x 4 recente”. Além da foto, o candidato deverá levar caneta esferográfica de tinta azul ou preta, lápis nº 2, borracha, régua graduada, água e alimentos. Para as provas do 3º dia que contenham questões de matemática, levar também esquadros, transferidor e compasso.

Fuvest primeira fase vestibular (Foto: Flavio Moraes/G1)Candidatos fazem a prova da primeira fase do vestibular da Fuvest (Foto: Flavio Moraes/G1)

A segunda fase do vestibular da Fuvest começa neste domingo (8) com três provas analítico-expositivas, obrigatórias para todos os candidatos. Cada um dos exames vale 100 pontos.

Em todos os dias, os portões para ingresso dos candidatos serão abertos às 12h30 e serão fechados às 13h. Não serão permitidos retardatários. Os vestibulandos só poderão deixar o local de exame a partir de 15h.

Para saber onde fará a prova, o candidato deve acessar o site da Fuvest, abrir a página “Convocados 2ª. Fase” (lista em ordem alfabética) e clicar sobre o seu nome.
A Fuvest aconselha que os endereços sejam visitados no sábado, a partir de 10h, quando as listas de candidatos estarão afixadas.

Como são as provas
Na prova deste domingo, o candidato terá de fazer uma redação e dez questões, de igual valor, de interpretação de textos, gramática e literatura. O exame vale 100 pontos, sendo 50 destinados à redação.

A segunda prova, que será aplicada na segunda-feira (9), é constituída de 16 questões, de igual valor, sobre as disciplinas do núcleo comum obrigatório do ensino médio (história, geografia, matemática, física, química, biologia, inglês). Neste dia, o candidato também encontrará questões interdisciplinares.

Até o ano passado, a segunda prova da segunda fase do vestibular da Fuvest tinha 20 questões. A diminuição o número de perguntas de 20 para 16 é uma das quatro mudanças que foram inauguradas no processo seletivo deste ano.

A terceira prova, de terça-feira (10), é formada por 12 questões, de igual valor, de duas ou três disciplinas, a depender da carreira escolhida. Se forem duas disciplinas, serão seis questões em cada uma delas. Se forem três disciplinas, serão quatro questões em cada uma delas.

Algumas carreiras exigem também uma prova de habilidades específicas, como parte da segunda fase, com peso dois. Antecipada ou não, esta prova é realizada em um ou mais dias, conforme a carreira, e também vale 100 pontos.

Mudanças
Além da diminuição do número de questões do segundo dia de provas, o exame deste ano inaugura um pacote com mais quatro mudanças.

A nota da primeira fase volta a ter peso na nota final do candidato. Em 2009, a primeira fase havia deixado de valer na nota final e servia apenas para classificar o candidato para a segunda fase. Outras mudanças são o aumento da nota de corte da primeira fase de 22 para 27 pontos; a aprovação de dois a três estudantes por vaga com nota acima da mínima para a segunda fase – hoje são três candidatos; e a opção do vestibulando mudar de carreira caso não seja convocado após a terceira chamada.

A lista de aprovados sai em 4 de fevereiro, e as matrículas devem ser feitas em 8 e 9 de fevereiro.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s