História dos Direitos Humanos

O vídeo é interessante. Ao perguntar para cidadãos nas ruas o que são Direitos Humanos, inúmeras respostas que não conseguem expressar uma ideia completa.

O ENEM, sempre parte da ideia de preservação e valorização dos Direitos Humanos. Por isso o vídeo é útil.

Mas há problemas nele. Por exemplo: ele caracteriza Napoleão como um ditador… É simplismo demais fazer isso. Ainda mais com a maioria da Europa sendo governada por regimes despóticos. Por outro lado, é bom lembrar, que por mais contraditório que possa parecer, as guerras napoleônicas exportaram algumas das conquistas da Revolução Francesa.

Por outro lado, não há menção nem a Comuna de Paris, nem a Revolução Russa de 1917. A Comuna de Paris, governo revolucionário dos trabalhadores e do povo pobre da cidade de Paris, março e julho de 1871, fez pelos direitos humanos mais que a maioria dos “monarcas”: acabou com a guilhotinha (que foi queimada em praça pública), proibiu o trabalho noturno das mulheres, acabou com as casas de penhor que sugavam os pobres, instituiu a educação pública obrigatória entre tantos outros direitos.  E a Revolução Russa, liderada por V. I. Lênin e L. Trotsky levou até o fim a luta por direitos como o Pão, a Paz e a Terra. É possível afirmar que o Pão, a Paz e  a Terra não são direitos humanos?

Isso mostra que os diretores do pequeno documentário não são simpático as ideias que inspiraram essa revoluções.

Do mesmo modo, que não trata do papel da Organização das Nações Unidas contra os direitos humanos. As guerras patrocinadas pela ONU, com um rótulo humanitário, são instrumentos de opressão evidentes. É só observarmos as “missões” na África, onde inúmeras denúncias são feitas contra membros da ONU de tráfico sexual. Ou no Haiti, onde a missão da ONU é um antentado a soberania e uma fonte de violência, opressão e mortes.

Mas ainda assim é um filme interessante de se assistir.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s