Palestrante da Feira GE dá dicas para o Enem

Texto: Gabriela Portilho, do site do Guia dos Estudante

O Enem se aproxima e, sendo uma dos exames mais importantes do país, é importante se preparar com antecedência. Mas qual o melhor modo de estudar para o exame?

No dia 30 de agosto, às 17h20, o professor de Ciências Humanas, História e Atualidades, Alexandre Linares, do blog Ativando Neurônios, fará uma palestra com dicas para aqueles que querem se preparar para as provas e obter os melhores resultados.

Para já ir aquecendo, ele elencou as 5 dicas fundamentais para quem vai encarar o Enem

Saiba aonde você quer chegar

Se você souber qual curso de graduação quer fazer e em qual universidade, você tem condições de organizar melhor seu plano de estudos, sabendo qual a nota necessária para você alcançar seu objetivo. Dessa forma você compreende melhor o grau de dificuldade para alcançar o seu objetivo e se prepara para encará-lo de modo mais preciso.

Tenha paciência e calma

O nervosismo é um obstáculo particular que deve ser encarado. A ansiedade tira o foco, desconcentra e desequilibra aquele que vai encarar a prova em todos as fases de preparação. Por isso, dome essa fera. Tenha em mente, que apesar da importância, a prova do ENEM não é questão de vida ou morte, afinal, todo ano tem ENEM. Então, cultive a paciência e mantenha a calma. Isso te dará a concentração necessária durante a prova.

Rotina, amiga, rotina

Se preparar para o ENEM exige disciplina e rotina de estudo. Ao ter uma rotina detalhada de estudos e bem planejada você consegue acompanhar melhor sua evolução. Faça um calendário até a data da prova cobrindo os pontos fracos e reforçando os pontos fortes do seu aprendizado. E nessa rotina, inclua a diversão e o descanso, de modo moderado, pois ninguém é de ferro, claro.

Encare as provas anteriores

O mapa do tesouro do ENEM está nas provas anteriores. Mais precisamente as provas a partir do Novo ENEM (2009 em diante). Isso porque a produção de questões do ENEM utiliza uma matriz de referência (link: http://portal.inep.gov.br/web/enem/conteudo-das-provas). Essas provas estão disponíveis (link : http://guiadoestudante.abril.com.br/vestibular-enem/prepare-se-enem-refazendo-provas-anteriores-784410.shtml) e são a melhor forma de se preparar. Faça as provas, verifique os gabaritos e descubra os assuntos e temas que você domina e aqueles em que precisa melhorar. Como os temas tendem a reaparecer com novas formulações a cada prova, se você dominar o conteúdo já aplicado, terá mais chances de acertar as novas questões.

Treine fazer redações

Um bom resultado na redação puxa sua nota para cima. Por isso, é nela que você pode fazer a diferença. Para isso é preciso treinar mesmo. Treine fazer no tempo de uma hora, que é mais ou menos o que você terá na hora da prova. Lembre-se que esse tempo inclui rascunho, passagem a limpo e revisão. Um bom caminho é buscar todas os temas de redações anteriores do ENEM. Use o dicionário para desvendar os enunciados das redações nos mínimos detalhes e vá treinando. E, nunca, nunca encha linguiça na redação, isso não ajuda.

Se você quiser saber mais sobre esse expert em provas do Enem e tirar pessoalmente as suas dúvidas, não pode perder sua palestra de Alexandre Linares na Feira do Guia do Estudante.

Faça já sua inscrição!
Palestra: Como se preparar para o Enem? | Alexandre Linares
Data
: 30 de agosto | 17h20
Local: Expo Center Norte, São Paulo

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s