Karl Marx sobre o desenvolvimento social e a universalidade dos clássicos

KMlimitations-conflict-theory-800x800

“É possível a existência de Aquiles ao aparecer a pólvora e o chumbo? A Ilíada inteira é compatível com a máquina impressora? Não desaparecem, necessariamente, os cantos, as lendas, e a Musa diante da regreta do tipógrafo? Não se desvanecem as condições necessárias da poesia épica? (…)

O difícil não é compreender que a arte grega e a epopeia se achem ligadas a certas formas de desenvolvimento social, mas que ainda possam proporcionar gozos estéticos e sejam consideradas, em certos casos, como norma e modelos inacessíveis. (…)

Um homem não pode voltar a ser criança sem retornar à infância. Mas não se satisfaz com a ingenuidade da criança e não deve aspirar a reproduzir, em um nível mais elevado, a sinceridade da criança? Não revive, na sua natureza infantil, o caráter próprio de cada época em sua verdade natural? Por que a infância social da humanidade, no mais belo do seu florescimento, não deveria exercer uma eterna atração, como uma fase desaparecida para sempre? Há meninos mal educados e meninos envelhecidos. Muitas nações antigas pertencem a esta categoria. Os gregos eram meninos normais. O encanto que encontramos em sua arte não está em contradição com o caráter primitivo em que essa arte se desenvolveu. É, ao contrário, sua produção; poder-se-ia dizer melhor que se acha indissoluvelmente ligada ao fato de que as condições sociais imperfeitas em que nasceu, e nas quais forçosamente tinha que nascer, não poderiam retornar nunca mais.”

Karl Marx, Contribuição à Crítica da Economia Política (1848)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s