Consumo mundial de cobre

cable_cobre

O página noticiosa da BBC em português fez uma boa reportagem sobre o aumento da cotação mundial do cobre. Uma matéria que analisa as tendências futuras do consumo do metal para a industria mundial. Os dados da reportagem são significativos sobre o consumo:

“A China atualmente consome cerca de metade do cobre refinado do mundo e, naturalmente, qualquer notícia positiva sobre as tendências de consumo de metais na China terá um impacto imediato sobre seu preço.
A chamada ‘chinodepedência’ tem sido há anos a principal causa do aumento ou queda do preços do cobre. O país lidera as importações desse metal, com 49%, seguido por Japão (18%) e Coreia do Sul (6,7%). O Brasil vem em oitavo, com 1,6%.”

E prossegue dando dados sobre os produtores:

“O Chile é o principal produtor de cobre do mundo e respondeu por 28% das exportações de 2016, segundo dados compilados pelo Instituto de Tecnologia de Massachussets (MIT, na sigla em inglês), dos EUA. O Peru é o segundo, com 19%, seguido pela Indonésia, com 7,9%. O Brasil aparece em sétimo, com 4%.”

cobre-bruto_Copper_mineral

Vale a pena ler o texto completo da matéria “Como o preço do cobre disparou – e o que a China e os carros elétricos têm a ver com isso” da jornalista Cecília Barría

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s