Depoimentos

Amigos leitores, alunos e ex-alunos, abro esse espaço no Ativando Neurônios para você deixar seu depoimento.  Ele é muito importante para mim. Saber o que vocês pensam do meu trabalho no Ativando Neurônios aqui no mundo virtual e do meu trabalho real em Sala de Aula é vital para eu melhorar e aprimorar meu trabalho. Esse espaço é seu. Pode escrever nos comentários que eu publico aqui nessa página. Um forte abraço e obrigado!

Para começar, publico uma carta que recebi de minha querida ex-aluna Ana Lúcia (2010), que eu fiz questão de ler em todas as turmas que lecionei em 2011.

Olá prof. Alexandre!

Desculpe a demora da resposta, estou com o tempo super curto.

Eu gostaria de relatar sobre a experiência que tive no ENEM e sobre passar na UNIFESP.

Bem, para o ENEM realmente precisa de preparo, acredito que se eu não tivesse feito cursinho antes eu teria desistido da prova, alem de longa é uma prova muuuuito cansativa, o segundo dia é o pior, até o corpo não agüenta mais e insiste em doer, parece uma maratona. Fazer simulados e a prova do ano anterior são dicas infalíveis, ainda mais se fizer no mesmo tempo que é dado no ENEM, pois é assim que descobre os limites que tem. Quando acaba a prova é um alívio… até saírem as notas – haja expectativa, rs.

Passei na UNIFESP já na sexta chamada, e uma coisa eu digo… federal é FEDERAL, já fiz faculdade privada antes e não tem comparação, aqui é 100% dedicação, muito estudo mesmo.

A sala que estou é muito unida e todos se ajudam, todos os professores fizeram doutorado (claro, é requisito para dar aula na Federal) então são rígidos (e muito legais) por isso a universidade tem tanta qualidade, eles incentivam muito a fazer iniciação cientifica, que no meu caso é muito importante para fazer o mestrado, temos auxilio moradia, bandejão, cota de Xerox e impressão (não pagamos \o/) entre outros benefícios, mas o destaque que dou é que a partir do segundo ou terceiro ano (não lembro direito), podemos concorrer a uma bolsa de dois anos de intercambio na Universidade de Coimbra em Portugal.

Não me arrependo de estar aqui, é um grande orgulho dizer que estudo em uma universidade federal, tá certo que pra isso estou ficando doidinha (como estudo, estudo e estudo! ufa!), mas vou até o final, depois conto como tem sido (e as DPs que devo pegar… kkkkk).

Beijos,
Ana Lúcia Melo

– – –

Oi professor, muito legal tu ter se lembrado da festa surpresa. Ficou emocionado em? Tenha absoluta certeza; o prazer maior foi todo nosso, estávamos ansiosos demais e queríamos muito que desse tudo certo e deu certo. Queríamos vê-lo feliz, ou melhor, mais feliz, nunca está triste. As suas palavras de agradecimento ainda estão na memória. Aquele foi um dia que ficou marcado. Não é Raiany Bandeira Pires e Fernanda Soares Dos Reis?…

Admiro poucas pessoas nesse mundo, você é uma delas, mesmo tendo pouco contato. Tu me lembra Carl Sagan; o homem que eu admiro e sinto saudade, mesmo tendo conhecido depois de morto. Vejo muito dele em você, um homem apaixonado pelo conhecimento, liberdade e igualdade entre os povos. Simpatia, humildade imensurável e o bom caráter.

Bom, é isso. Foi apenas contigo que eu descobri o que é história, ceticismo e um pouco de filosofia; e isso mudou demais a minha vida, meu pensamento. Por esses motivos e outros que eu encerro dizendo que as suas aulas não foram as melhores aulas de história que eu tive e sim as melhores entre todas as outras nesses vinte anos de escola, de estudo. Muito Obrigado.

Grande Abraço.

Denver Iannick
6 de abril às 12:39

 

8 pensamentos sobre “Depoimentos

  1. Beleza Alexandre Grande!!! =D

    Aprendi muito com as suas aulas cara!
    Difícil falar kkk mas acredito que Hoje é importantíssimo na sociedade em que vivemos coompreender fatos históricos que foram e sem dúvidas continuam aí presentes nas nossas vidas,a História é muito mais do que aprendemos na escola,é muito mais do que os jornais nos anunciam,e o melhor… Fazemos parte e estamos inseridos nela! Não é algo “empoeirado” como nos livros de História. Cito como exemplo as greves sindicais do ABC dos anos 70/80: incrível perceber o quanto a História é viva! Atual. E perceber tambem que esta ai, do nosso lado! Ver em própria sala de aula pessoas que viveram essa época, ver a história dos nossos pais, a nossa própria história! Compreender: como era? Como é hoje? Porque? Por qual motivo?
    Era muito bom ter os debates, discutir, questionar…eram sempre muito ricos!
    Você sempre foi um excelente professor mais acima de tudo um grande amigo! Que comia bolinho de ana maria com os alunos kkk, muito simples! uma grande pessoa, generosa e disposta a ajudar da melhor forma possível a todos!
    E deixo aqui o meu muito obrigado!
    Por ter me ajudado a realizar um sonho de fazer Faculdade Administração de Empresas na Fundação Santo André e Por me ajudar a sair do cursinho não só com conhecimentos acumulados mas principalmente a mudar o meu olhar sobre as Ciências Humanas, História e o mundo que me cerca =)
    Um grande abraço Alexandre ‘O GRANDE’

  2. Professor Alexandre aquele que deixava as segundas mais interessantes com as aulas e o conteúdo que precisava e muito mais, hoje eu agradeço por não deixar mexer no celular, por pedir mais atenção nas aulas. Consegui bolsa integral do prouni e tenha certeza que foi graças a você e aos outros professores que tanto se dedicaram a nos ensinar. Valeu muito apena todos os dias de estudos e todos os finais de semana em casa só com os livros.
    Muito obrigada,

  3. Prof. Alexandre!

    Quero agradecê-lo pela sabedoria passada durante as aulas e a dedicação que possuí para ensinar os seus alunos no cursinho, estudei em escola pública e sei da difícil realidade enfrentada por todos aqueles que não tiveram uma instrução de qualidade no ensino fundamental/médio. Gosto muito do blog ativando neurônios, pois nos fornece uma visão sistêmica dos acontecimentos que rodeiam a nossa sociedade.

    Consegui passar no vestibular da escola de gestão e tecnologia da Fundação Getúlio Vargas – FGV.

    Mais uma vez obrigado por todo o conhecimento passado.

    Um forte abraço!

    Gustavo Rezende de Souza

  4. Olá, sou o Claudio de Jesus Carvalho, aluno do Henfil. Estou mandando essa msg hoje pra agradecer a equipe de funcionários do Henfil. Em especial ao Alexandre de história; J.J de física; laranja de qúimica, Kátia de Bio, Léia de Literatura e aos demais professores. Esses que me auxiliaram durante esse último ano a melhor me preparar para o ENEM e Vestibulares, e a sanar a precariedade educacional que eu e mais pessoas herdamos do E.M público e o consequente despreparo de ingresso a uma universidade pública. Sou de Diadema, estudei em uma escola estadual de bairro, simples. Não me deixava ter interesse na escola, repeti 3 vezes, acabei terminando o ensino médio pelo EJA (educação de jovens e adultos) e nunca imaginaria entrar em uma univ. pública. Comecei a me interessar nos estudos após não passar na ETE. Reparei em quanta dificuldade tinha na interpretação de texto e em certos conceitos básicos. Comecei a estudar em casa e no semestre seguinte consegui entrar. E mesmo assim, sempre estudando em casa. Dessa forma amadureci intelectualmente. Enfim, Após terminar a ETE prestei o Enem e Unifesp, na esperança de conseguir algo, mas não entrei em nenhuma. No ano seguinte já decidido que queria prestar algo em exatas continuei estudando em casa, prestei Enem pela segunda vez, mas novamente não passei. Mesmo já trabalhando, em 2011 tomei uma atitude, e resolvi entrar num cursinho em período noturno. Pela proximidade e o preço escolhi o Instituto Henfil, e pela 3º vez prestei o ENEM ,mas agora com final feliz. Graças a eles, (prof do henfil) e a minha força de vontade, esse ano consegui uma vaga em Ciência e Tecnologia ( Engenharia) na UFABC, em Santo André. Agradeço muito aos professores e colegas, e queria muito divulgar essa mensagem pra fazer um apelo a todos os alunos do instituto e visitantes desse blog que desejam vaga em univ. pública, que vocês tenham força de vontade, não desistam do sonho. Corram atrás, estudem. Não precisa ficar louco de estudar, 2 horas por dia com muitos exercícios é o suficiente, com disciplina todos somos capazes. Acredito que não existam diferenças sociais ou culturais que não possam ser vencidas pela força de vontade. Agora, Especialmente a alunos vindos de colégios públicos como eu, não se intidem pela prova. Aprendizado e conhecimento todos conseguimos, mas pra isso é necessário esforço. Aproveitem ENEM, e o fato de algumas universidades possuírem ações afirmativas (cotas) pra conquistarem suas vagas, e assim ajudar o acesso ao Ensino Superior, que por muito tempo foi tão elitista; e que agora, está mais acessível pelas classes menos privilegiadas, fazendo disso uma ótima oportunidade de democratiza-lo.

  5. Grande Alexandre, ou poderia dizer melhor, Alexandre o “Grande”.
    Posso dizer que foi muito importante ir as suas aulas, ter feito o cursinho do Henfil, digo não por conteúdo didático aprendido, mas sim por conhecimento pra vida, que posso dizer que tive boas lições com os professores daí. Consegui as aprovações, as que eram o meu objetivo. Agradeço os conselhos, as dicas, as suas aulas. Até porque, sua aula era uma das unicas que fazia questão de ir, apesar de ser na sexta-feira. rsrs

    Grande abraço Alexandre, força e fé nessa nova fase e que você possa continuar levando o conhecimento a muitos.

  6. não sei se aqui é o local correto!!!
    olá , as aulas no colégio Henfil foram ótimas não aproveitei muito devido estar trabalhando e quando chegava geralmente dormia a primeira aula mas sempre nas sextas feiras eu fazia um esforço para assistir as suas aula devido elas serem extraodinariamente ótimas ,tanto de história quanto do ENEM devido o senhor dar dicas , e explicações alem de o senhor ser uma ótima pessoa
    obrigado: professor Alexandre Linares
    de:jhonatas nepomuceno silva unidade:diadema

  7. Olá Professor!!

    Estou aqui para compartilhar minha felicidade em ter passado no vestibular da Fundação Santo André….
    Tive muitos contratempos em relação ao curso ENEM, mas lá estava eu firme e forte….Fiz as provas e levei os cadernos para casa…

    Foram semanas terríveis de ansiedade e nervosismo, mas TUDO valeu a pena…

    Agora vou ingressar no meu GRANDE SONHO QUE É A PSICOLOGIA!

    Eu estou muuuito feliz!!!

    Muito obrigada por cada dica, cada aula, tudo foi muito bem aproveitado pode ter certeza!

    Ahn!E cuidado com os banquinhos…qualquer dia eles voarão hahaha!!!

    Beijos!

  8. Oi professor!!!

    Eu gostaria de te parabenizar pelo site. Temas interessantissímos, abrangentes, coisas atuais e atemporais. Adorei!!!

    Mas tambem nao posso deixar de elogiar suas aulas… Fantástico o conteúdo que você agrega. Eu o classificaria como uma “enciclopédia ambulante”, rsrsrsrs.

    Parabéns!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s